© Copyright 2019 paratleta.com.br. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Tiro com Arco

Por: Ana Lucia Vieira Souza (classificadora do Tiro com Arco)

 

Como é disputado

 

O Tiro com Arco foi uma das primeiras modalidades a estar presente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e é a World Archery que promove competições internacionalmente como Federação Internacional. 

 

A modalidade tem como objetivo acertar uma flecha, com o uso de um arco, em um alvo circular nas distâncias de 70 metros ou 50 metros. Em competições oficiais pode ser utilizado o Arco Recurvo ou o Arco Composto de acordo com a escolha do atleta. 

 

O objetivo principal é acertar o centro o alvo (onde o arqueiro encontra a maior pontuação), porém existem outras posições no alvo que valem pontos.

O Alvo oficial é composto por 10 zonas de pontuações divididas em cores: 2 brancos, 2 pretos, 2 azuis, 2 vermelhos e 2 amarelos. Cada cor é dividida em duas zonas de pontuação que são atribuídos de 1 a 10 pontos. O branco é o mais externo e tem o valor 1, pois está mais distante do centro, já o anel interno amarelo, tem o valor maior, 10 pontos.

O Tiro com Arco Paralímpico segue as mesmas regras do Olímpico, porém de acordo com a classificação funcional de cada atleta alguns itens de assistência podem ser usados.

Na Categoria de Arco Recurvo, os atletas atiram a uma distância de 70 metros em alvos de 122cm de diâmetro e na Categoria de Arco Composto, os atletas atiram a uma distância de 50 metros em alvos de 80cm de diâmetro.

A Competição é dividida em duas partes. A primeira é o Round Classificatório, na qual todos os arqueiros atiram 72 flechas e se classificam ao final total dos pontos. A segunda parte é um Round Eliminatório, aonde é disputado por eliminatórias simples até chegar nas disputas das finais.

O Tiro com Arco tem competições individuais, por equipe (3 atletas) e por duplas mistas (um homem e uma mulher).

Quem pode praticar?

 

Amputados, paralisados cerebrais, lesados medulares, entre outras deficiências físicas.

 

A classificação na modalidade

Para a modalidade de tiro com arco as deficiências físicas e visuais podem participar, sendo que esta última categoria não faz parte do programa Paralímpico.

 

Atualmente os atletas competem em 3 categorias de acordo com a Classificação Funcional, conforme abaixo:

 

OPEN – Atletas das classes W2, esses geralmente são atletas com deficiência de membros inferiores e/ou usuários de cadeira de rodas, e ST que são atletas que atiram em pé com uso de um banco ou não. Atletas desta categoria podem participar de competições com Arco Recurvo ou Composto.

 

W1 – São atletas com deficiência de membros inferiores e superiores. Por ser uma categoria de maior deficiência, o arco usado sofre modificações de acordo com as regras padrão e o arqueiro dependendo da deficiência pode ter auxilio de um assistente.

 

V1 - Atletas com deficiência visual. Os atletas V1 devem usar vendas nos olhos ou óculos escuros enquanto competem. Os atletas V1, V2 ,V3 (utilizando o mesmo processo de classificação de outros esportes para deficientes visuais) usam visões táteis e têm permissão para um assistente sentado ou de pé um metro atrás da linha de tiro para retransmitir informações sobre a posição das flechas no alvo, fornecendo também segurança e ajuda com a pontuação. Esta categoria não faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos.

 

Observação importante: Os atletas que não são elegíveis para competir (que não apresentam deficiência mínima para competir) mas que têm uma deficiência, também podem receber permissão para usar um dispositivo de auxílio, assim esses atletas com "classificação" para um dispositivo de auxílio, podem competir em eventos olímpicos.

A modalidade no Brasil

 

No Brasil, o Tiro com Arco Paralímpico, é praticado desde a década de 50, mas somente em 1991 é criada a CBTArco, Confederação Brasileira de Tiro com Arco, a mesma entidade que gere a modalidade olímpica.

 

O Tiro com Arco Brasileiro nos Jogos Paralímpicos

 

O Brasil nunca conquistou uma medalha nesta modalidade.

Regras Oficiais (em inglês) - clique aqui

 

 

Descrição da Modalidade

Gasto Calórico

Impacto

Contato entre Competidores