Encontre aqui o esporte paralímpico mais adequado para você!
Deficientes Intelectuais
Por: Patricia Giampa (Classificadora Chefe da CBDI)
A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento que se caracteriza pelo funcionamento cognitivo e comportamental abaixo do esperado para a sua idade cronológica. As limitações podem ocorrer nas habilidades relacionadas à comunicação, aprendizagem, autocuidado, interação social e vida diária.
As modalidades
Em Jogos Paralímpicos existem três modalidades esportivas com uma única classe cada: atletismo (T20), natação (S14) e tênis de mesa (TT11). Porém outras modalidades são praticadas no Brasil como: futsal, futebol, basquete, taekwondo, judô, badminton e ginástica artística e rítmica.
A classificação para deficientes intelectuais
Para que um atleta possa ingressar neste movimento esportivo no Brasil, é necessário obter a “elegibilidade esportiva” por meio de documentações com comprovação da deficiência intelectual.
Documentos necessários:
-
Laudo médico com diagnóstico do CID10 (F70-F79) anterior aos 18 anos;
-
Relatório psicológico com descrição das limitações nas habilidades cognitivas e comportamentais;
-
Teste de QI (WISC-IV / WAIS-III) com valor de QI igual ou abaixo de 75;
-
Para atletas com Síndrome de Down é necessário somente o laudo médico e cariótipo;
-
Para atletas com Síndrome de Down Mosaico é necessário o laudo médico, cariótipo e teste de QI;
-
Para atletas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é necessário o laudo médico com diagnóstico do TEA e da deficiência intelectual, relatório psicológico e teste de QI.
A documentação deverá ser então enviada para a Confederação Brasileira de Desporto para Deficiente Intelectual (CBDI).
Atletas que, porventura, tenham uma deficiência intelectual e física, este deverá optar por uma das duas formas de competição: ou entre deficientes intelectuais ou físicos.
A Virtus, a Federação Internacional de Esportes para Pessoas com Deficiência Intelectual, ainda tem outras duas classes (as quais chamam de grupos funcionais): atletas com significativa deficiência intelectual (os quais entram atletas que além de uma deficiência intelectual apresentam outros tipos de deficiência, como Síndrome de Down), classificados como II2, e atletas com autismo (QI>75). Mais informações sobre esporte para autistas neste link, do portal Olimpíada Todo Dia.
A modalidade no Brasil
O esporte para atletas com deficiência intelectual é gerido nacionalmente pela Confederação Brasileira de Desporto para Deficiente Intelectual. Mais informações em www.cbdi.org.br.