© Copyright 2019 paratleta.com.br. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Futebol de 5

Por: Juliana Soares (Gerente de Operações Técnicas de Futebol de 5 no Rio 2016)

Como é disputado

 

O Futebol de 5 é uma modalidade exclusiva para deficientes visuais (cegos), em que todos os jogares devem utilizar uma venda (máscara) para que nenhum jogador fique em desvantagem, tendo em vista que alguns atletas possuem algum resíduo visual. Já o goleiro tem visão total (e não pode ter participado de competições oficiais da FIFA nos últimos cinco anos). Cada time possui 5 jogadores, como o nome da modalidade indica, sendo 4 na linha e um no gol. A modalidade pode ser praticada por ambos os gêneros, mas somente o masculino é parte do programa dos Jogos Paralímpicos.

 

As partidas podem ser praticadas em campos de grama sintética ou madeira (concreto em situações excepcionais) no tamanho de 40m x 20m, com proteções nas laterais chamadas Bandas Laterais que impedem que a bola saia do campo, elas devem possuir a altura de 1m a 1,20m com inclinação máxima de 10º. O gol possui um tamanho diferente,3,66m x 2,14m e uma pequena área de 5,82m x 2m de onde o goleiro não pode sair para realizar defesa nem tocar na bola.

 

Para auxiliar os atletas nas estratégias e a se localizarem no campo há três pessoas que podem se comunicar com os atletas em suas respectivas áreas:

  • Terço de defesa: a orientação é de responsabilidade do goleiro;

  • Terço central: o técnico é o responsável por orientar os jogadores;

  • Terço de ataque: a orientação fica a cargo do chamador.

Diferentemente de um jogo de futebol convencional, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco, pois a bola tem um sistema de som interno formado por guizos, para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. A duração da partida é de dois tempos de 20 minutos cronometrados e um intervalo de dez minutos.

 

Ao contrário do que se imagina, a modalidade tem muitas jogadas plásticas, com jogadas de efeito inclusive. Muitos toques e chutes a gol. Os jogadores são obrigados a falar a palavra espanhola "voy" ("vou" em português), sempre que se deslocarem em direção a bola, na tentativa de se evitar choques. Quando o juiz não ouvir, ele marca falta contra a equipe cujo jogador não falou.

 

Quem pode praticar?

 

Deficientes visuais.

 

A classificação na modalidade

Essa é uma modalidade apenas para Deficientes visuais. Apesar de existirem três classes, nos Jogos Paralímpicos somente os atletas totalmente cegos da classe B1, podem competir. Eles não têm nenhuma percepção da luz, ou podem percebê-la, mas sem reconhecer uma mão a qualquer distância ou direção. As classes são indicadas pela letra B, de blind, que em inglês, significa cego.

 

  • B1 – Os atletas são totalmente cegos e não possuem percepção de luz em qualquer um dos olhos, ou se a tem, não conseguem fazer a distinção do formato de uma mão a qualquer distância ou direção.

  • B2 – Os jogadores conseguem perceber vultos e conseguem reconhecer o formato de uma mão, até a acuidade visual de 2/60 e/ou campo visual menor que 5 graus.

  • B3 – Nesta classe os jogadores conseguem fazer a definição das imagens. A acuidade visual de 2/60 a 6/60 e/ou campo visual maior que cinco graus e menor que 20 graus.


Se nos Jogos Paralímpicos apenas os atletas B1 podem participar, há sim a modalidade para atletas B2 e B3, elas são também regidas pela IBSA e possuem projetos de desenvolvimento.

A modalidade no Brasil

 

O futebol de 5 é gerido nacionalmente pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, o qual realiza diversos campeonatos nacionais e regionais da modalidade.

 

Esse esporte tem grande procura no Brasil, tanto que há divisões de Séries A, B e C, com diversos clubes e até competições Masters. O Futebol de 5 é uma das modalidades mais fortes no país e no caso do Brasil no mundo, sendo o único país a ter todos os títulos nos Jogos Paralímpicos desde sua estreia em Atenas-2004, e penta campeão Mundial nas Copas IBSA de Futebol de 5.

 

O Futebol de 5 Brasileiro nos Jogos Paralímpicos

 

4 ouros

0 prata

0 bronze

Regras Oficiais (em inglês) - clique aqui

 

 

Descrição da Modalidade

Gasto Calórico

Impacto

Contato entre Competidores