© Copyright 2019 paratleta.com.br. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Judô

 

Como é disputado

 

A modalidade é disputada por atletas com deficiência visual divididos em categorias de acordo com o peso. Com até cinco minutos de duração, as lutas acontecem sob as mesmas regras utilizadas pela Federação Internacional de Judô, com pequenas modificações em relação ao judô convencional. A principal delas é que o atleta inicia a luta já em contato com o quimono do oponente. Além disso, a luta é interrompida quando há perda desse contato e não há punições para quem sai da área de combate.

 

Além das categorias por peso, os judocas são divididos em três classes, de acordo com o grau da deficiência visual. Todas começam com a letra B (blind, cego em inglês): B1, B2 e B3. Quanto menor o número, maior o comprometimento visual do atleta. Homens e mulheres têm o mesmo parâmetro de classificação. Em algumas competições, atletas de diferentes classes podem competir juntos.

 

Quem pode praticar?

 

Deficientes visuais.

 

A modalidade no Brasil

 

O judô é gerido nacionalmente pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Mais informações em www.cbdv.org.br.

 

O Judô Brasileiro nos Jogos Paralímpicos

 

4 ouros

9 pratas

9 bronzes

Regras Oficiais (em inglês) - clique aqui

Descrição da Modalidade

Gasto Calórico

Impacto

Contato entre Competidores