Quem somos

O site www.paratleta.com.br foi fundado em 2014 por Victor Lee, com a missão de trazer informações claras e objetivas para todas as pessoas com alguma deficiência e que tinham interesse ou curiosidade sobre qual modalidade esportiva paralímpica poderiam praticar. Em 2018, a amiga Juliana Soares ingressou como sócia, trazendo sua experiência de anos com o esporte adaptado.

Juliana Soares 1.jpeg

Alguns eventos os quais Victor e/ou Juliana estiveram presentes:

 

  • Jogos Paralímpicos (Rio de Janeiro 2016 e Londres 2012)

  • Jogos Parapan Americanos (Lima 2019, Toronto 2015 e Guadalajara 2011)

  • Copa America Conmebol de Futebol (Brasil 2019)

  • Jogos Para Sul-Americanos (Santiago 2014)

  • Jogos Parapan Americanos de Jovens (São Paulo 2017 e Buenos Aires 2013)

  • INAS Global Games (Quito 2015)

  • Jogos da Commonwealth (Deli 2010)

  • Diversos Mundiais, Open (Abertos), eventos internacionais e nacionais em diversas modalidades paradesportivas, em países como Costa Rica, Eslovênia, Turquia, Itália, Eslováquia e Suécia.

O que é o site Paratleta.com.br?

Se você tem algum tipo de deficiência física, intelectual ou visual (ou conhece alguém que tenha), este site ajuda a indicar o esporte mais adequado para cada tipo de deficiência.

Os esportes indicados neste site são para futuros atletas paralímpicos (ou aqueles que já praticam algum tipo de modalidade) que querem saber quais outros esportes do programa paralímpico podem ser elegíveis. Alguns textos sobre os esportes foram assinados por alguns dos maiores especialistas do esporte paralímpico no Brasil.

Nossa Missão

Ser ferramenta de integração ao oferecer a todas as pessoas com deficiência, de forma gratuita, informações de qual prática esportiva adaptada é recomendada, além de local onde a prática poderia ser iniciada.

Nossa Visão

Ser uma fonte de informação confiável e completa sobre a classificação no esporte paralímpico, assim como base de dados de locais de prática esportiva adaptada, desde a iniciação ao alto rendimento.

Como uso o paratleta.com.br?

Para acessar esta ferramenta, basta clicar na aba acima "Ache seu esporte". Depois, selecione a categoria que melhor descreve sua deficiência. Em seguida, clique no grau ou localização de sua deficiência para encontrar uma lista de esportes paralímpicos no qual você poderá ser elegível.

 

Continue se aventurando pelo site para encontrar mais informações sobre as modalidades, regras e classificações funcionais.

 
E se um esporte no qual tenho interesse, ou minha deficiência, não estiverem descritos no site?

Os esportes indicados no paratleta.com.br são somente aqueles presentes no programa Paralímpico (esportes presentes nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020). Alguns esportes paralímpicos (como o futebol para amputados ou surf, por exemplo) ou deficiências (como a auditiva) não fazem parte do programa paralímpico. Procure as Confederações responsáveis pelos esportes para maiores informações.

 

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 terão a substituição de dois esportes no programa oficial: a inclusão do Parabadminton e Taekwondo e exclusão do Futebol de 7 e da Vela.

O que são as "Descrições de Modalidade"?

As Descrições de Modalidades são indicativos dos esportes, referentes a três características dos esportes: Gasto Calórico, Impacto e Contato Entre Competidores. Todas as características foram classificadas em três graduações, e são sinalizadas com estrelas.

Gasto Calórico diz respeito aos esportes mais "intensos", nos quais os praticantes consomem mais energia em um certo tempo, se comparado com outras atividades. A classificação de Gasto Calórico se divide em:

 
Baixo
Médio
Alto

Impacto sugere que a atividade possui colisão do praticante com o solo, outros atletas ou equipamentos do esporte (bolas, por exemplo). A classificação de Impacto se divide em:

Baixo
Médio
Alto

Contato Entre Competidores diz se a modalidade em questão tem, em seu regulamento, contato físico entre os competidores. A classificação de Contato Entre Competidores se divide em sim (há contato frequente entre atletas - basquete, futebol, taekwondo), não (vôlei sentado, tênis de mesa, natação) e incidental. Incidental indica que o contato não é permitido, mas pode acontecer, em caso de acidente. Um exemplo é o ciclismo, no qual não é permitido contato com outros competidores, mas no caso de um acidente, um ciclista pode vir a se chocar com outro.

Não
Incidental
Sim

© Copyright 2020 Paratleta.com.br. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn